Você é o interessado número:

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Uma ajuda para largar o cigarro

Trocar o sofá pela academia é um grande passo para abandonar o vício sem muito sofrimento e, de quebra, atenua boa parte das consequências do fumo

Um novo prazer
Cientistas do Hospital Miriam, nos Estados Unidos, garantem que a musculação dobra as chances de o esforço de deixar a dependência ao tabaco ser bem-sucedido. A atividade traz bem-estar, sensação que antes viria do cigarro. E, com isso, diminui o risco de uma recaída.

Sem quilos a mais
Os fumantes temem que, ao pararem com as tragadas, engordarão — e o apetite de quem tem esse hábito costuma ser menor. "Mas os exercícios evitam o ganho de peso por queimarem calorias", diz Edson Castardeli, educador físico da Universidade Federal do Espírito Santo.

Fôlego de volta
O pulmão é bastante atacado pela fumaça inalada. Aos poucos, sua habilidade de inflar é prejudicada, resultando em pouco oxigênio por inspiração. Corridas e pedaladas ao menos atenuam o problema justamente por colocarem esse órgão para trabalhar. Potência sexual "Práticas esportivas melhoram a irrigação sanguínea no corpo todo, inclusive no pênis", arremata Castardeli. E isso pode reverter o quadro de impotência causado pelos resíduos tóxicos do cigarro, que comprometem a elasticidade dos vasos da região.

Como se exercitar
O jeito certo de malhar para se livrar do tabaco de vez

Quando iniciar
Estreie sua roupa de treino um mês antes de dar a última tragada. Assim, o corpo terá endorfina e outras substâncias que geram prazer de sobra para debelar o estresse de uma eventual crise de abstinência.

De que forma começar
Como o pulmão e até mesmo o sistema cardiovascular estão enfraquecidos, não sobrecarregue-os logo de cara. As atividades devem ser leves ou moderadas no início, mas realizadas com frequência.

Não pare!
Uma pesquisa da Universidade Brown, nos Estados Unidos, destaca que, se a malhação for interrompida após algumas semanas, a ânsia por nicotina e companhia volta a dar as caras com toda a força.

Fonte: emagrece Brasil - editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário