Você é o interessado número:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ficar sentado por muito tempo é ruim para a saúde


Estudos mostram que a inatividade é perigosa mesmo para as pessoas que praticam exercícios



Dois estudos jogam um banho de água fria naqueles que curtem passar horas sentados em frente à TV ou ao computador. O primeiro, publicado na revista Circulation: Journal of the American Heart Association, revelou que a cada hora que gastamos assistindo TV os riscos de morrer de um acidente cardiovascular aumenta 18% e de falecer por qualquer outra causa, 11%.


A ligação entre ver TV e morrer de uma doença cardíaca existe não apenas entre aqueles que são obesos e estão acima do peso, mas mesmo entre pessoas que se exercitam e mantêm um peso considerado dentro dos parâmetros normais.


A segunda pesquisa vem da Suécia. Publicada na edição online do British Journal of Sports Medicine, ela afirma que, independentemente de você malhar ou não, as chances de desenvolver diabetes crescem muito com a inatividade, ou seja, passar longos momentos com o bumbum grudado na cadeira.


Os dados mostraram que os riscos de ter síndrome metabólica, um conjunto de sintomas que podem levar ao diabetes, subiram 26% a cada hora extra que mulheres gastaram na frente da TV, independentemente de elas se exercitarem ou não.


Os pesquisadores, do Instituto Karonlinska, afirmam que a única maneira de minimizar esses efeitos é reduzir o tempo que passamos inativos, ou seja, sem atividade muscular. Eles sugerem algumas poucas mudanças no dia a dia, como subir as escadas ou invés de pegar o elevador ou andar no escritório por alguns minutos durante o dia.


Fonte: Revista SportLife - 04.02.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário