Você é o interessado número:

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Exercício após os 40 anos...


A vida tem início aos 40 anos? No que diz respeito à prática de atividades físicas, para muitas pessoas, o ditado popular não poderia ser mais verdadeiro. O foco na carreira e na família frequentemente é usado como justificativa para a demora em encarar as academias, mas ainda há esperança para quem quer recuperar o tempo perdido e prestar mais atenção à saúde. Pelo menos, essa é a proposta de A Vida Começa aos 40 (Editora Leya), livro do professor, preparador físico e personal trainer José Alexandre Filho.

Quatro meses para reconquistar o físico perdido após anos e anos de sedentarismo pode parecer uma verdadeira missão impossível em um primeiro momento, mas nada que uma boa dose de determinação não resolva. José Alexandre propõe uma rotina de treinos dividida em cinco fases, cuja intensidade aumenta com o tempo.

— O programa foi montado para pessoas comuns. O Daniel (voluntário usado pelo personal trainer para testar o programa) ia para a academia quatro vezes por semana, durante duas horas por dia. Ao final do teste, o aluno-modelo perdeu 11 quilos de gordura, ganhou seis quilos de massa muscular e baixou sua gordura corporal de 23,29% para 11,93%.

Além de se movimentar, José Alexandre frisa que adotar uma alimentação balanceada e mudar o estilo de vida — ao menos temporariamente — são essenciais para garantir o sucesso da empreitada. Segundo ele, até o modo como a pessoa lida com o próprio círculo de amizades precisa ser repensado, uma vez que é comum amigos e familiares boicotarem o programa alheio.

— As pessoas acham difícil porque não têm disciplina para investir. Isso até verem os resultados. É preciso quebrar o paradigma de que perder a barriga não é coisa de homem. É mais fácil tomar cerveja com os amigos do que ir treinar.

Fonte: Blog do Vida - 13.02.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário