Você é o interessado número:

domingo, 1 de janeiro de 2012

Ciclismo: adeus aos pneuzinhos!

Correr faz as gordurinhas sumirem, mas não é todo mundo que gosta do esporte. Pedalar também faz os quilos a mais desaparecerem, é divertido e traz resultados surpreendentes.

Faça as contas: pedalar num terreno plano, a uma velocidade moderada de 20 km/h a 25 km/h, faz o corpo queimar 120 cal a 150 cal a cada 15 minutos. Se a essa equação somarmos vento contra ou uma subida, os números começarão a subir consideravelmente. Diferentemente da corrida, pedalar não causa muito estresse articular e, comparado à natação, não precisa de uma instalação específica, quer dizer, pode ser feito em qualquer lugar, de una pista de terra a uma estrada de asfalto. Que tal?

O ciclismo trabalha basicamente quadríceps e isquiostibiais (músculos da parte da frente e de trás da coxa), glúteos, panturrilha, abdômen e lombar. Por ser um trabalho aeróbio que pode ser feito por horas a fio, diferentemente de outros esportes, que esgotam logo a musculatura ou que produzem danos musculares devido a impactos repetitivos, o ciclismo pode produzir um gasto calórico bastante alto, se, claro, o tempo sobre o selim for longo. Quanto mais pedalar, mais ganhará musculatura, o que permitirá a você queimar muito mais calorias não apenas durante o exercício mas também ao chegar em casa, quando estiver deitado e relaxado no sofá recuperando-se do esforço, já que a taxa metabólica de repouso (as calorias gastas pelo corpo para manter-se vivo) permanece mais alta durante horas.

Para muita gente, o complicado não é o exercício em si, mas em que momento praticá-lo. Sobretudo quem passa o dia no escritório, tem filhos pequenos ou uma agenda complicada. Ainda que não disponha de muito tempo para pedalar, é possível tirar partido da Bike em apenas 40 min ou 50 min de treino. Basta jogar com a intensidade. Se tem pouco tempo para pedalar depois do trabalho, use a magrela como meio de transporte ou pedale no parque, por pouco que seja. Nos fins de semana, procure aumentar o volume do treino para compensar.
Emagrecer significa apenas uma coisa: que o seu gasto calórico deve ser maior que aquilo que jogou para dentro do corpo por meio da alimentação. Ao criar um déficit de calorias usando a Bike, o corpo buscará energia nos depósitos de gordura. Uma das melhores maneiras de ativar a queima de gordura é submeter o organismo a exercícios de alta intensidade, como quando faz treinos intervalados (subidas e descidas). O rpm ou ciclismo indoor isso é bem apresentado, mas no ciclismo de rua, se planejado os trechos, o resultado também é satisfatório! Porém, quem está começando ainda não tem condicionamento suficiente para agüentar esse nível de esforço. Para os iniciantes, o melhor a fazer são rodagens longas de intensidade média-baixa, em uma zona de frequência cardíaca em que predomina a queima de gordura.

Fonte: sport life - jan/11

2 comentários: