Exercício e Gravidez é um tema muito debatido, e é muito importante que saibamos como aconselhar nossas alunas quando elas chegam nessa fase importante da sua vida.
Antes de qualquer coisa, a aluna deve conversar com o seu obstetra. O conselho de seu médico deve sempre ser a primeira consideração ao realizar o exercício durante a gravidez.
Diretrizes recentes incentivam a participar do exercício regular antes, durante e após a gravidez, tanto para mulheres ativas quanto sedentárias. Eles enfatizam que a gravidez - e as mudanças fisiológicas associadas - não são mais vistos como limitações; este não é o momento de ficar confinada no sofá! Mesmo aquelas mulheres previamente inativas são encorajadas a praticarem algum tipo de exercício, e fazer algumas mudanças para um estilo de vida mais saudável.
Então, por que, naqueles pucos meses de sua vida, quando tudo que você quer fazer é dormir e comer rosquinhas, tem que se alimentar muito bem e fazer exercício?
Benefícios do Exercício:
- Manter um bom nível de aptidão irá prepará-la para um trabalho de parto mais fácil, mais curto, com melhor recuperação e menos chances de complicações;
- Treinar seu abdominal durante a gravidez vai diminuir o grau de separação da parede abdominal - uma condição que poderia causar dor lombar e pélvica;
- O exercício ajuda a normalizar o seu peso e o do seu bebê até nascer. Isto é importante porque os bebês pesados são mais propensos a desenvolver doenças como a obesidade, doença metabólica e doença cardiovascular mais tarde na vida;
- Manter-se fisicamente ativo ajuda a evitar Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) - um tipo de diabetes que pode ocorrer durante a gravidez. Esta condição coloca você em maior risco de complicações, e a torna mais propensa a desenvolver diabetes tipo 2 no futuro. Mulheres com diabetes gestacional também são mais propensas a gerar bebês grandes, que podem posteriormente, sofrer de obesidade infantil e desordem metabólica.
- Problemas com a pressão arterial elevada - conhecida como distúrbios hipertensivos - podem causar problemas como parto prematuro e é a principal causa de mortalidade materna. Estudos têm mostrado que ser ativa durante a gravidez pode ajudar a prevenir esta complicações.
Outros benefícios incluem ter bebês alertas, calmos, e mais tranquilidade para lidar com as tensões de trabalho de parto. Por outro lado, negligenciar o exercício e ganhar muito peso durante a gravidez pode colocar estresse extra sobre as articulações e contribuir para um aumento de dores nas costas.
Resumindo:
- O exercício é muito importante para uma mãe saudável e para o bebê;
- Faça o que você tem feito, reduzindo intensidade quando você, seu professor e seu médico, acharem necessário;
- Beba muita água;
- Desgaste confortável, roupa fresca;
- Não deitar de barriga pra cima;
- Consulte seu obstetra sobre seus planos para o exercício.
Vamos lá, gravidez é saúde e não doença! Bons treinos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário