
Muitas pessoas associam a gelatina a uma sobremesa para crianças devido ao seu sabor doce e textura suave.
Quase toda a gente gosta, mas será um alimento recomendável para desportistas?
Gelatina Sim
A gelatina é uma substância de origem animal que se obtém a partir da hidrólise do colagénio da pele, cartilagem ossos e tecidos de animais e peixes. Trata-se de um alimento recomendável para desportistas porque contém água e é muito baixa em calorias (60 Kcal por 100 g), é isenta de gordura e é muito fácil de digerir. Contém 9 dos 10 aminoácidos essenciais, é muito rica em hidroxiprolina, glicina e prolina, componentes do colagénio, e também contém arginina, aminoácido percursor da creatina e outros aminoácidos como a L-fenilalanina e a L-tirosina que actuam como percursores dos condrócitos para a síntese do colagénio cartilaginoso. Um estudo europeu apontava que o HCP era capaz de reduzir a dor articular nas fases iniciais dos treinos. Não tem proteína, de uma maneira geral, ainda que tenha teores vestígios de aminoácidos. A única que fornece proteína é a neutra…
Gelatina Não
Algumas gelatinas que se vendem para fazer sobremesas são muito ricas em açúcares (açúcar, xarope de glucose, xarope de frutose, etc.), potenciadores de sabor e corantes para lhes dar um aspecto mais atractivo. Para garantir as suas qualidades, uma gelatina deve ser maioritariamente composta por proteína de colagénio hidrolizado ou HCP, que garante a segurança e a digestibilidade da gelatina e não deve ter açúcares acrescentados.
Veredicto
A gelatina neutra e sem açúcares ajuda a uma hidratação adequada, a não ganhar peso, fornece proteínas para manter a massa muscular depois do exercício intenso e ainda protege os ossos e articulações para prevenir lesões articulares. Além disso, é um alimento muito barato para estes tempos de crise e só tens de te assegurar de que estás a comprar a gelatina a sério, neutra ou a chamada “de peixe” para evitar as gelatinas de cores ou com açúcares adicionados. Podes então juntar fruta (1 porção por pessoa) para lhe dar sabor ou misturar no iogurte.
Fonte: Sport Life - 30.09.10
Nenhum comentário:
Postar um comentário