Você é o interessado número:

sábado, 26 de dezembro de 2009

Em 2010, eu prometo


Não basta ter vontade para começar. O desafio é continuar a se exercitar


Que tal renovar suas promessas de levar uma vida mais ativa? O desafio é fazer a euforia se manter durante o próximo ano. Sem continuidade, os ganhos são apenas estéticos e temporários, em vez de se reverterem em benefícios à saúde.


Segundo especialistas, quem faz alguma atividade pelo menos três vezes por semana reduz as chances de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, apneia do sono, entre outras enfermidade. O gasto de energia ainda ajuda na perda de peso e contribui para a diminuição do estresse.


O primeiro passo para que o exercício se torne um hábito é tomar a decisão e começar. O segundo, resistir ao período de adaptação. Nos primeiros dois meses de atividade, são comuns dores musculares, parte do processo de ganho de força e massa muscular. Entretanto, apesar das dores, os benefícios são muito maiores.


Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva aponta que o exercício físico é mais importante para perder peso do que a dieta. A privação alimentar faz com que a pessoa desanime e não leve o programa adiante. Já a atividade física mexe com o centro de prazer do cérebro, dá energia. E, ao ver os resultados da dedicação, passa a adotar mais cuidados à mesa.


Já estudiosos da Universidade de Vermont (EUA) comprovaram que a euforia proporcionada pelas endorfinas, moléculas despejadas no cérebro durante a atividade física, perdura por 12 horas. Ou seja, praticar exercícios, além de beneficiar o condicionamento físico, melhora o humor.


*.*Como escolher a academia ideal*.*


Localização: prefira um local próximo à sua casa para evitar a preguiça. Tipo: prefere aparelhagem de última geração, um lugar badalado, uma academia pequena? Tenha isso em mente.


Horário: visite o local no horário em que pretende frequentá-lo. O ideal é que o professor dê conta de dar atenção a todos.


Limpeza: verifique a higiene e ventilação do local, inclusive dos vestiários.


Equipamentos: o ideal é combinar bons e variados aparelhos com a atenção dos professores.


Professores: devem ser capacitados (formados em Educação Física ou cursando o mesmo) e atentos às execuções dos exercícios.


Orientação: veja se existe um serviço de avaliação e orientação física.


Aula teste: antes de pagar a primeira mensalidade, experimente o serviço. Pesquise: visite outros espaços, veja como são as aulas e pergunte para alunos ou conhecidos sobre os serviços.


Qual a aula que te interessa??? Experimente!!!


- RPM (spinning): ciclismo em grupo, com bicicleta ergométrica. Os exercícios, com música, simulam vários percursos, como subida e descida de ladeiras. Na bicicleta, há um graduador de carga. (http://personalwaylu.blogspot.com/2009/07/o-ciclismo-indoor-como-pratica-possivel.html)


- Body pump: aula com pesos (utilizando uma barra e anilhas) sincronizada com músicas. Exercícios trabalham agachamento, peito, costas, glúteos, posteriores da coxa, tríceps, bíceps, ombros e abdominais. (http://personalwaylu.blogspot.com/2009/07/devo-escolher-musculacao-ou-body-pump.html)


- Body step: aula com música que pratica-se subindo e descendo um banco de step e executando simultaneamente movimentos de braços, com ou sem halteres.


- Power jump: aula com música cujo movimento básico são saltos em trampolins em miniatura. Os exercícios praticados aliam drenagem linfática, resistência e movimentos de alta contração dos músculos das pernas. (http://personalwaylu.blogspot.com/2009/07/power-jump-e-drenagem-linfatica.html)


- Body balance: trabalha o condicionamento postural e utiliza técnicas de disciplinas como ioga, tai-chi e pilates. Desenvolve força, equilíbrio e flexibilidade.


- Body attack: com música, trabalha movimentos atléticos, muitos derivados de esportes como vôlei, basquete e tênis.


- Body combat: combina vários estilos de artes marciais e ginástica com ritmos explosivos.


- Boxe: trabalha exercícios como pular corda e saltitar e técnica específicas, como dar socos. É ótima para queimar calorias e fortalecer músculos.


- Hidroginástica: ginástica na água que combina diversos exercícios aeróbicos. Não é preciso gostar de nadar para praticar.


- Pilates: proporciona um corpo malhado sem musculação convencional. Os exercícios são feitos em aparelhos com estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro.


- Ioga: se for vigorosa, ajuda a tonificar a musculatura e melhora a flexibilidade. Também aumenta a concentração e melhora a postura durante a corrida.


Fonte: Caderno Vida da ZH - 26.12.09

Nenhum comentário:

Postar um comentário