
Uma das conseqüências de uma alimentação inadequada é o desenvolvimento da fome oculta. A doença acomete uma em cada quatro pessoas no mundo, segundo o International Life Science Institute (ILSI), sendo considerado o problema nutricional mais prevalente. A fome oculta caracteriza-se pelo consumo deficiente de vitaminas e minerais (micronutrientes), é gradual e progressiva e pode aumentar os riscos de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis. O diagnóstico é difícil, já que não há sinais clínicos facilmente detectáveis nem uma patologia claramente definida associada à doença.
Importante: a carência de micronutrientes não está somente associada à quantidade de alimentos ingeridos, mas principalmente pela sua variedade e qualidade. Casos de obesidade, aliados à carência de micronutrientes são muito comuns.
Fatores que levam à Fome Oculta
Alimentação inadequada
Refeições com pouca variedade de alimentos e com excesso de gorduras, sal e açúcar podem levar a um estado de saúde contraditório: obesidade (ou até mesmo peso adequado) aliada à carência de nutrientes essenciais ao perfeito funcionamento do organismo.
Estilo de vida
A falta de tempo para a compra e preparo dos alimentos, as extenuantes jornadas de trabalho e o alto consumo de alimentos tipo fast-food levam ao consumo excessivo de calorias, porém deficiente em vitaminas, minerais e fibras. O estresse, a poluição e o estilo de vida das grandes metrópoles também aumentam a necessidade do consumo de nutrientes.
Atividade física intensa
Durante a prática de exercícios, especialmente os aeróbicos, o gasto energético aumenta e a produção de radicais livres é maior devido ao aumento do consumo de oxigênio. Conseqüentemente, o corpo precisará de maior quantidade de vitaminas e minerais para funcionar em equilíbrio e combater os radicais livres. Essa necessidade nem sempre é acompanhada do maior volume de alimentos – uma vez que o controle de peso é um desejo inerente aos praticantes de exercícios.
Dietas para perda de peso
Ao comer menos que o necessário para não engordar, ou mesmo se submetendo a constantes dietas da moda, os alimentos são consumidos em quantidade restrita e, consequentemente, os nutrientes não são suficientes.
A carência de vitaminas e minerais pode se manifestar de diferentes formas:
Gerais
* dores musculares
* cãibras
* fraqueza
* cansaço
* indisposição
* alterações na pele e mucosas
* queda e enfraquecimento dos cabelos
* unhas quedradiças
* aftas
* letargia
* insônia
* convalescença demorada
Processos Infecciosos
* gripes sucessivas
* resfriados
* outros casos viróticos
Alterações de Comportamento
* desânimo
* mau-humor
* depressão
* irritabilidade
* dificuldade de concentração
Prevenção
A prevenção da fome oculta envolve o consumo de uma alimentação variada, colorida e balanceada, adaptada à necessidade orgânica de cada indivíduo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como o Guia Alimentar da População Brasileira, recomenda o consumo diário de 400g de frutas e hortaliças, ou o mínimo de cinco porções (duas de frutas e três de hortaliças), número que pode variar dependendo do perfil do indivíduo.
A suplementação de vitaminas e minerais pode ser uma alternativa segura para auxiliar a completar a ingestão diária recomendada dos nutrientes.
Fonte: Departamento Médico e Científico de Centrum - Treino Total - 11.09.09
Nenhum comentário:
Postar um comentário