
Muitas pessoas sofrem com o excesso de tensão, mas demoram a reagir, pois incorporam isso ao seu cotidiano. Caso você se encontre nesse grupo, nada de se entregar. Combata logo o estresse e aproveite melhor os seus dias!
REPORTAGEM TAISSA ESTEVES
Os primeiros indícios de que algo está errado
Se alguém fosse determinar a seqüência de sinais que o organismo fornece em um processo de estresse emocional, certamente se basearia em alguns princípios relatados a seguir. Os primeiros aspectos a serem analisados, sem dúvida, são os sentidos. A visão, o sistema auditivo e o olfato, em especial, são os que captam a situação mais rapidamente. A informação chega ao tálamo (2) e este transmite um sinal de alarme ao hipocampo e a uma região cerebral chamada amídala (3). Os dados captados também são repassados para a corrente cerebral (4) e para uma glândula, a hipófise (5), que é a responsável pela secreção do hormônio relacionado ao estresse. Nesse momento, os estímulos cerebrais organizam uma estratégia defensiva para o organismo. A adrenalina, o hidrocortisona, a noradrenalina e o ACTH sintetizados sinalizam aos órgãos o indício de perigo e, a partir daí, ocorre uma série de mudanças, como elevação da freqüência cardíaca (10), eriçamento dos pêlos (7), aumento do tônus muscular (9), dilatação das pupilas (1),vasoconstrição periférica, que origina certa palidez na pele (8), dilatação dos brônquios (11), contração da bexiga e do intestino (14), queda da produção de alguns hormônios (15), redução na síntese de insulina pelo pâncreas (13) e diminuição na liberação de glicose feita pelo fígado (12).
Horas estagnado no trânsito. Você está atrasado para os seus compromissos, no entanto, não pode fazer nada em relação a isso. Os termômetros marcam a alta temperatura do dia. Nesse momento, a sensação de aquecimento não se restringe apenas ao carro e ao asfalto, mas também ao seu corpo, que acentua a produção de calor. Esse é um dos sintomas que apontam o estado de tensão. O estresse é um mecanismo natural e instintivo do organismo. É desencadeado a partir de situações de nervosismo ou de perigo. Essa reação tem como objetivo fazer com que você reaja e transpasse momentos de dificuldade. Nesses casos, ocorre uma elevada descarga de adrenalina, entre vários outros efeitos, que prepara o seu corpo para enfrentar a ocasião. Uma energia extra é liberada, sua percepção torna-se mais aguçada, sua força fica maior e sua agressividade se intensifica. A resposta do corpo aos momentos de estresse é inata ao ser humano. Uma pequena dose de estresse é normal e até mesmo necessária. Essa sensação de estar sob pressão pode ser traduzida como um estímulo para que o corpo mantenha o entusiasmo e a disposição física. Tanto que, fisiologicamente, a ausência total de estresse significa morte. O problema é quando uma série de circunstâncias complicadas acontece e a pessoa não extravasa suas angústias, seus sentimentos, sua raiva etc. A tensão se acumula e a rotina se transforma em um fardo pesado demais para se sustentar.
A TENSÃO passo a passo
1. O estresse aumenta no organismo os índices de adrenalina e de glicemia, elevando a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Interfere momentaneamente no funcionamento do sistema digestivo e faz com que a coagulação sanguínea fique mais rápida para prevenir possíveis perdas de sangue ocasionadas por ferimentos. Essas respostas do corpo permitem elevar o nível energético para enfrentar as circunstâncias que provocaram o estado de tensão.
2. Caso a situação se prolongue, a pessoa ingressa em uma fase de resistência, na qual acumula substâncias químicas produzidas na primeira etapa para manter a condição de alerta. A adrenalina sustenta o corpo ativo e a aldosterona liberada passa a reter sódio e excretar potássio para acumular uma maior quantidade de líquido no organismo. O ritmo cardíaco aumenta e a pressão arterial também.
3. Quando o estresse se converte em um estado crônico, uma outra fase é estabelecida, a de esgotamento. O índice de glicose no sangue baixa, as defesas do organismo diminuem e a resistência física fica reduzida. Há uma sensação constante de angústia, você quase não consegue descansar e é possível que comece a sofrer de depressão.
ACABE com o inimigo
Se você anda muito estressado, claro que essa tensão não melhorará de um dia para o outro. Porém, ao começar a policiar mais suas ações e ter um maior controle do seu dia-a-dia, gradativamente, esse mal desaparecerá da sua vida. É necessário apenas ter força de vontade.
Os conselhos a seguir podem lhe ajudar nesse processo.
1. Pratique um esporte. Uma hora por dia de exercícios permite um bom uso da adrenalina gerada pelo estresse e ajuda a distrair sua mente. Não precisa se dedicar a uma modalidade de alto rendimento nem realizar atividades intensas. Basta caminhar em um ritmo mais acentuado, fazer ioga, dançar etc.
2. Mantenha um esforço consciente de se cuidar. Alimente-se bem e de forma equilibrada, sem se esquecer do café da manhã. Não encare nunca uma refeição como tempo perdido. Uma boa dieta ajuda e muito a reequilibrar o seu corpo.
3. Durma de sete a oito horas. E, se puder, tire um breve cochilo de 20 ou 25 min após o almoço. Quando o seu corpo não descansa, o estresse fica mais aguçado. Caso você sinta dificuldades para dormir, antes de deitar, tome um banho quente com essências calmantes. Isso o ajudará a relaxar.
4. Elabore um diário do seu estresse. Durante uma semana, anote cada situação que gerou uma carga negativa, seja emocional, mental ou física. Registre o dia, a hora, descreva o acontecimento, escreva onde você estava e qual foi sua reação diante das circunstâncias. Observe se houve algum sintoma físico e também como você se sentiu. Em uma escala de 1 a 10, classifique a intensidade de estresse de cada momento de tensão. Depois, procure eliminar da sua vida ou transformar de uma maneira positiva os fatos que o deixaram em um estado de nervosismo elevado.
5. Crie expectativas realistas com datas determinadas para que você possa cumprir os seus compromissos. Se, em geral, você é otimista, calcule um tempo maior do que pensa ser necessário para cumprir suas metas. Revise regularmente seus progressos.
6. Selecione todos os papéis que não são mais necessários e jogue-os fora. Faça uma lista de tarefas que você precisa realizar. Estabeleça prioridades ao longo de seus dias.
7. Aprenda a dizer não. Nada de absorver tarefas e projetos em excesso. Saiba delegar funções para que não se desgaste além do que é preciso.
8. Reserve um tempo para descansar. Tire alguns dias de férias e viaje ou simplesmente preserve um fim de semana para relaxar, passear em um parque, ir às compras etc. De vez em quando, rompa a rotina e dedique dias somente a você !!!
Fonte: Revista Sport Life
tenho passado por uma serie de streess no tabalho , tanto que esta ficando insuportavel meu patrão me agridi com palavras na frente de todos isso esta me deixando cada vez mais nervosa , estou chegando ao ponto de sentir coração acelerado demais e tremedeira , isso pode me acarretar problemas psicologicos e fisicos?
ResponderExcluirCom certeza... Procure ajuda... E se possível, procure um outro emprego! Seja FELIZ!!!
ResponderExcluir